segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Meu Vício

MEU VÍCIO
(Edi Longo – SBAT 030899)
.
A vida é o vício
.................. que me desce
.................................... pela garganta
...................................................... nos goles de
..................................................................... uma bebida
.................................................................................. que me sai
................................................................................................. pelas narinas
.................................................................................. nas espirais
...................................................................... de um cigarro
..................................................... quanto mais
.................................... quero parar
................ mais a danada
me pega
........... e me faz nela
............................. viciar
.................................... e como gosto
.................................................... desse vício
................................................................... vivo pela vida
.................................................................................... bêbada
........................................................................................... cigarros vivo
............................................................................... a queimar
.......................................................... enquanto a vida
.............................................. me levar
.............................. dela eu farei
.................... abuso
quem não se
................. droga de vida
.................................. leva uma
.............................................. droga de vida
............................................................... e vive a vida
.............................................................................. confuso
........................................................................................ (acho isso
..................................................................... um desperdício!)
........................................................... por isso
....................................... meu sacrifício
.................. é passar pelo suplício...
de vida ter como vício!
.
[Coloring Eva - Tsevis]
.
Del.icio.usTechnoratiDiggSimpy

6 comentários:

  1. Edi,... filosófico e certeiro, seu poema é um tiro contra o tédio. Irônico, o belo jogo de palavras é construído para zombar dos perigos anunciados em relação aos vícios e prazeres. A poetisa quer ser livre, garantindo a si até mesmo o direito ao perigo. Ela quer percorrer os prazerosos e temerários caminhos que salvam a vida do marasmo. O cigarro, aqui posto como metáfora do risco cotidiano – anunciado e vendido –, representa também o prazer contido nas mínimas coisas. Chega-se assim ao dilema: como aproveitar melhor a vida? No limite arriscado dos prazeres; ou na segurança morna da mesmice? Ainda sem respostas, vou ler o poema outra vez.

    ResponderExcluir
  2. Que seja esse o melhor dos vícios, viver, viver e viver. Ficar embriagado de vida. Muito bonito esse poema. Parabésn!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!




    Boas festas para todos deste excelente blog e seus familiares!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Meus sinceros votos de um feliz e renovador natal para vocês e seus familiares e que todas as suas esperanças se concretizem em 2009, .............!


    Beijooooooooooooooooohohohohoho!

    ResponderExcluir
  5. ORIGINALIDADE com criatividade num poema que sacode a alma e nos orienta o olhar entre curvas e contra curvas.~


    boas festas!

    ResponderExcluir
  6. Olho para o meu cigarro queimando no cinzeiro e a fumaça - leve, sinuosa, poderosa - quase desenha a forma dessa criativa construção poética... Leio de novo. E mais uma vez... E outra vez mais...
    Reflito... E leio de novo, ávida que sempre fui por tudo que me dê prazer... Vício?

    Que maravilha! Bjs e inté!

    ResponderExcluir